R01.1 PSTM.jpg

CASA JAIME'S

Serra, Brasil

Você pode conseguir algo bom de algo simples? E se eu não conseguir o que quero? É possível conectar as ideias de uma pessoa e transformá-las em um espaço que permite a criação de novas experiências e o desenvolvimento não de apenas uma pessoa, mas de toda a família?

 

Bem, talvez a última pergunta não seja feita por muitos, mas é algo que nós, como arquitetos, nos preocupamos e buscamos constantemente em cada um de nossos projetos.

São tantas as perguntas que uma família se pode colocar na hora de conceber a sua casa e as respostas só se encontram na constante interação e ligação que existe entre a família, o arquitecto e o nosso trabalho.

Com esta ideia surge a Casa Jaime's, um conjunto de ideias simples que destacam uma estética complexa de uma forma básica e funcional.

A casa Jaime é composta por 2 pisos distribuídos em áreas contempladas e especificamente planeadas para a satisfação das necessidades de cada um dos membros da família, distribuindo assim diferentes quartos no segundo piso e um amplo espaço público no primeiro que se liga perfeitamente. regulado com jardim exterior, jardim que se insere na composição esporádica e transversalidade do referido projeto.

As janelas horizontais e a distribuição seccional das mesmas fazem parte do envoltório de iluminação e ventilação da feira que tanto a casa quanto os usuários necessitam, sendo sustentadas de forma segmentada e com uma materialidade permeável que permite a entrada correta na temperatura em cada uma das ditos espaços.

Por fim, a casa do Jaime apresenta uma diferença de texturas tanto na fachada como no ambiente geral, variando entre pedra, madeira e concreto embelezado que simboliza a conexão de duas ideias opostas que juntas de forma adequada permitem a criação harmoniosa de uma conceptuosidade volumétrica e funcional.